quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Organismos apoiam Marcha contra a Corrupção

ALC

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) decidiram apoiar a Marcha da Corrupção, que será realizada nesta quarta-feira, dia 7 de setembro, na Esplanada dos Ministérios. A decisão foi tomada em reunião realizada hoje. Em outros Estados também estão programadas manifestações.

Sociedade e entidades pedem aceleração no julgamento de processos envolvendo casos de corrupção, a reforma política, a transparência nos gastos públicos, o fim das emendas parlamentares individuais e corte nos numerosos cargos comissionados nas administrações públicas.

Para o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, “o dia 7 de setembro será uma data importantíssima para o povo brasileiro. Mais uma vez o povo vai dar seu grito de Independência, e a independência, agora, é o basta à corrupção.”

Segundo Rodrigo Montezuma, organizador da marcha, a expectativa é que o evento reúna 30 mil pessoas. “Nosso objetivo já foi alcançado, que era ter mais inscrições do que a Corrida da Cerveja. Temos 22 mil pessoas confirmadas pelas redes sociais, e acreditamos que mais pessoas irão aparecer na hora”.

A manutenção do cargo da deputada Jaqueline Roriz, de Brasília, filmada recebendo propina, provocou a indignação da sociedade. A decisão da maioria dos deputados que livraram Roriz da perda do mandato na Câmara dos Deputados repercutiu na internet e aumentou a adesão dos internautas aos protestos contra a corrupção.

Só no Facebook, a adesão à "Marcha contra a Corrupção", em Brasília, conseguiu metade das 11 mil adesões, somente nos dois dias seguintes à decisão dos 265 votos favoráveis, as 20 abstenções e apenas 166 votos pela cassação, provocaram irritação e reação imediata.

“A manutenção do mandato da deputada fez o nosso movimento explodir. Sabemos que nem todos que confirmaram presença vão poder ir, mas esperamos reunir pelo menos dez mil pessoas no protesto”, conta o empresário Walter Magalhães, de 28 anos, que com mais duas amigas organiza a marcha em Brasília.

O movimento Brasil de Luto conta mais 20 mil adesões de vários Estados do país. A ideia é fazer a população se vestir de preto para mostrar a sua indignação contra os corruptos e a impunidade no país.

Os dois movimentos fazem questão de se apresentar apartidários. Nos manifestos, ainda ressaltam a importância de não levar bandeiras ou símbolos de qualquer partido. O movimento "Todos juntos contra a Corrupção", feito pelo Facebook, já conseguiu mais de 20 mil confirmações de presença para o ato de protesto no dia 20, na Cinelândia, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página