quarta-feira, 20 de junho de 2012

Juventude debate direitos, justiça social e ambiental

Antonio Carlos Ribeiro

Rio de Janeiro – A Rede Ecumênica de Juventude (REJU) promoveu o lançamento do livro Juventude e Justiça socioambiental: perspectivas ecumênicas. O lançamento contou com uma performance de jovens, narrando o cuidado com a natureza.

   

Organizada pelo cientista da Religião Daniel Souza, a obra contou com apoio do Centro Ecumênico de Estudos (CEBI), da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e do Conselho Latino-americano de Igrejas (CLAI), que mobilizaram a participação de jovens de igrejas e religiões envolvidos na REJU.

A obra é dividida em quatro partes. Na primeira, apresenta textos problematizadores, levantando questões da atualidade. Na segunda, traz estudos bíblicos, discutindo reações e diálogos na terceira, e apresentando roteiros para os encontros, na quarta parte.

Dos palestrantes presentes – a teóloga Ivone Gebara, o teólogo Marcelo Schneider e o filósofo Jorge Atílio Iulianelli – a fala de Ivone Gebara destacou-se pelo papel assumido na confecção da obra, na terceira parte, dividida com Silvia Regina de Lima, Leonardo Boff e Jorge Atílio Iulianelli, com reações e diálogos.

Gebara debateu os diálogos intergeracionais, discutindo as tensões entre pais, filhos e netos e como podem se tornar produtivas quando superam as diferenças de cada época, as leituras próprias de cada cultura e ambiente, e sobretudo, quando partilham os sonhos de pessoas de gerações distintas, mas empenhadas na mesma luta.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página