segunda-feira, 18 de junho de 2012

Ato inter-religioso marca abertura da Vigília na Cúpula dos Povos

Antonio Carlos Ribeiro


Rio de Janeiro – Um ato inter-religioso neste domingo, dia 17, com a presença de lideranças nacionais e locais de igrejas, instituições e tradições religiosas, marcou o início da Vigília da Cúpula dos Povos – reunida no Parque do Flamengo, centro – período em que religiosos de diversos credos vão rezar pedindo que chefes de Estado e de governo reunidos na Rio+20, reunida no Rio Centro assumam compromissos de preservação da terra e defesa dos povos que nela vivem.




A cerimônia começou com os elementos naturais e fundamentais à vida sendo trazidos ao altar. O fogo foi trazido por indígenas; a água, pelas mulheres; a terra, por integrantes da Via Campesina; e o ar, pelos Povos do Terreiro. No alto do altar constava a expressão ”Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental, contra a mercantilização da vida e em defesa dos bens comuns”.




Em seguida foram convidados representantes de tradições religiosas como as Igrejas Católica, Luterana, Anglicana, Metodista e Presbiteriana, o Islã, Brahma Kumaris, Xamanismo, Wicca, Espiritismo, Judaísmo, Santo Daime, Arca da Montanha Azul, Religião de Deus, Umbanda, Ifá, Navi, Paganismo, Banto, Keto, Ciganos, Batuque, Igreja da Unificação e Associação de Famílias.




Um gesto de bênção e de presença deu suporte ao momento de entendimento mútuo e solidariedade a todos os homens e mulheres de todas as nações. Chegando ao momento do Movimento Mundial pela Paz, com um sino que esteve em diferentes países, tocado por Vovó Luiza (Movimento das Vovós), Paulo Santos (Via Campesina) e Íris Carvalho (Movimento das Mulheres).




A oração pelos líderes das nações pede que façam justiça aos povos, protejam direitos humanos, sociais, reprodutivos e ambientais, água potável para todos, alimentação saudável e suficiente, direito das comunidades viverem em liberdade, com direito à cultura e ao lazer. A cerimônia encerrou-se com o brado da frase “O planeta é nosso e ele é sagrado” e a música de encerramento.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página