quinta-feira, 26 de julho de 2012

Agricultores familiares urbanos recebem apoio da Petrobrás

Antonio Carlos Ribeiro

A Cooperativa de Agricultura Familiar de Produtos Orgânicos (UNIVERDE) foi fundada por 16 famílias de agricultores familiares de Vila de Cava, distrito do município de Nova Iguaçu, e cultivam 30 espécies de hortaliças e plantas medicinais em terrenos urbanos cedidos pela Petrobrás. Este projeto é semelhante aos apoiados pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD).


A Univerde recebe apoio da SPTA, entidade que atua com famílias de agricultores em canteiros na zona urbana e pré-urbana em áreas de dutos, constrói estufas para produção de mudas, cria um banco de sementes e acompanham a produção de alimentos nestes quintais.

As famílias trabalham com o cultivo de orgânicos em áreas de dutos há sete anos. Eles comercializam as hortaliças em feiras no Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Niterói e no próprio município, e atendem o programa de merenda escolar do município de Nova Iguaçu. 70% dos cooperados são mulheres e ocupam quatro das cinco vagas da diretoria.

As raízes da hortaliças não podem ter mais que 30 cm, para que não interfiram nos dutos. A Petrobrás cede 1.000m2 a cada família. Muitos deles vieram de famílias de agricultores, mas admitem que têm dificuldades de motivar os filhos a seguir neste trabalho. A comercialização e os estímulos da agroecologia estão entre as motivações.

Em geral se dispõem a confiar a coordenação e administração de áreas aos jovens. A razão é que quando se sentem responsáveis, eles se empenham mais, dizem os pais. As mudas são trazidas de Petrópolis, na serra fluminense, mas perde delas se perde por causa da diferença do clima.

Os cooperados contribuem com 5% do lucro para a manutenção da cooperativa. Receberam uma grande ajuda ao participar do programa da Alimentação Escolar, para a qual entregam cerca de 600 pés de alface por mês. Para as famílias, a maior vantagem é trabalhar com alimentação orgânica e ter vida saudável, já que não sofreram mais de problemas de saúde após essa atividade. A irrigação é feita pela água drenada de um poço artesiano.

Para esta tarefa recebem, além da cessão do terrenos, estímulos de empresas subsidiárias como a Transpiro, cursos promovidos pela SPTA e um curso de extensão do Curso de Agricultura da Universidade Federal Fluminense (UFF). A SPTA acompanha a produção, intermédia contatos e espaços nas feiras livres e a melhoria da qualidade. Já os alunos, professores e técnicos orientam na reorganização do terreno e fazem a análise do solo e da água do local.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página