quinta-feira, 2 de junho de 2011

Igreja alemã convida Ristoff para o 33º Kirchentag

Antonio Carlos Ribeiro


Dresden (Alemanha) -  A Igreja de Kurhessen Waldeck convidou o músico brasileiro Dorival Ristoff para participar em seu stand no 33º Kirchentag (33º Dia da Igreja). Os organizadores do maior evento religioso alemão, que será realizado de 1º a 5 de junho nesta cidade, têm a expectativa da participação de meio milhão de pessoas.
O tema deste 33º Kirchentag (http://www.kirchentag.de) é liberdade e Ristoff selecionou músicas como Procurando a Liberdade, um dos cantos prediletos do arcebispo emérito de Recife, D. Hélder Câmara; Liberdade, abre as asas, canto-enredo muito popular no Brasil; e Corra e olhe o céu, do compositor carioca Cartola, que cantou como poucos a paixão pela vida.



Ristoff se sentiu prestigiado e contente com o convite do Pastor Reiner Degenhardt, já que participa deste megaevento desde 1991, chegando a ver sua música Du bist meine Zuflucht (Deus é meu amparo) se tornar um grande sucesso, sendo divulgada no Long Play (LP) do evento, à época, e depois sendo gravada separadamente, com venda de 90 mil cópias.


Ademais, o Kirchentag o projetou na divulgação do diálogo musical entre as culturas alemã e brasileira através dos discos compactos (CDs) Unser Traum ist der Weg, Spuren, Am Rande der Zeit, Unser Musik in der Kirche, Horizontes de Paz, Mit seinen Aurgen (foto) e Rio de Fé, lançado por ocasião dos 180 anos da Paróquia Martin Luther, no Rio de Janeiro, onde atuou como pastor por 11 anos.


Ele atuou como músico em 12 eventos do Kirchentag da Evangelische Kirche in Deutschland (EKD) (Igreja Evangélica da Alemanha) e em três da Igreja Católica. Ademais o bispo Rolf Koppe, do Kirchenamt (Escritório da Igreja) distribuiu os CDs Mit seinem Augen (Com os olhos) e Am Rande der Zeit (À margem do tempo) numa caixa de livros, distribuída a pastores luteranos ao redor do mundo desde a Segunda Guerra Mundial. E se apresentou em turnês em todo território alemão, incluída a República Democrática Alemã (DDR).


Levou ainda músicos profissionais brasileiros como Luciano Camargo, Claudio Veiga, Mauro Rarff, Cid de Freitas, Wellington Bonfim e teve arranjos de Humberto Araújo na divulgação do diálogo das culturas brasileira e alemã, através da venda de mais de 100 mil cópias, incluídas fitas cassetes usadas à época. O caso que mais lhe chamou a atenção foi a música Canto do Povo de um Lugar, do compositor Caetano Veloso, que gostou vê-la traduzida para o alemão e do arranjo, cedeu direitos de divulgação, mas exigiu que fosse o mantido o título original.


Sobre sua experiência nestas duas décadas, disse ter aprendido muito, inclusive do conflito entre o improviso na apresentação, comum entre brasileiros, e o acompanhamento fiel da partitura, dos alemães. Também elogiou o fato de não faltarem recursos para acompanhamento profissional. Lamentou que sua melhor obra, o CD Horizontes de Paz, com ritmos da Argentina, Peru, Espanha e Gana, feito especialmente para a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) tenha vendido apenas 150 cópias, sendo as demais esgotadas na turnê seguinte.


Sobre essa viagem, disse que a expectativa é participar mais como visitante do que como colaborador, por ser sua última participação no evento. Também imagina lembrar amizades que construiu ao longo dos anos, observando que há pessoas que participam assiduamente desde o surgimento do evento. Sobre seu sucesso, credita ao fato dos alemães privilegiarem as músicas clássica e folclórica, enquanto os brasileiros têm ritmos como vanerão, baião, milonga, chamamé, gostam do tango argentino, além da poesia mais concreta, inspirada na Teologia da Libertação.


Outra coisa, agrega, é que os alemães sempre gostaram de intercâmbios culturais com gente do mundo todo e têm sensibilidade musical para ouvir uma marcha rancho com contra-canto de um samba, gostarem da espontaneidade, alegria e animação das letras e músicas do Brasil. Algumas vezes se mostraram encantados ao ver que mesmo temas densos, como “Tu não nasceste amigo para estar triste, mesmo que chova em teu coração”, são tratados com alegria.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página