segunda-feira, 10 de outubro de 2011

PUC-Rio assina base de dados em Teologia

Antonio Carlos Ribeiro

Rio de Janeiro, segunda-feira, 10 de outubro de 2011 (ALC) - A Biblioteca da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) assinou a Plataforma Internacional de Dados Atla Religion Database – EBSCO. A mesma base foi assinada pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e que integra o Projeto Pesquisa Global, lançado em 8 de outubro.

O projeto da Divisão de Bibliotecas e Documentação (DBD) da PUC-Rio promoveu um curso para expor a base de dados em Teologia e Religião aos professores Luís Corrêa e Ana Maria Tepedino, e outros pesquisadores em Teologia e áreas afins.

A proposta do CMI, que começou a ser construída pelo grupo de Educação Teológica, reunido na Conferência Edimburgo 2010, divulgada pela ALC, integrou a Atla Religion Database por causa da ampliação do universo de pesquisa, de forma separada ou integrada a outras bases já em uso.


Os alunos da universidade carioca já podem acessar página da Biblioteca, inscrever-se e passar a usufruir da informação disponibilizada pela Atla, integrando-se desse modo a centros de excelência em Educação Teológica e produção acadêmica em perspectiva ecumênica ao redor do mundo, vista como fator chave no desenvolvimento do cristianismo mundial no século 21.

Dietrich Werner, coordenador do programa de Educação Teológica Ecumênica do CMI, afirmou que é um esforço "coordenado para fazer um projeto de investigação internacional sobre as tendências e os desenvolvimentos recentes na educação teológica".

O projeto foi concebido para recolher perspectivas sobre todas as formas de educação teológica de cada tradição cristã em todo o mundo. A ferramenta básica para a pesquisa é um questionário alargado sobre as tendências, condições e necessidades na educação teológica, e será respondida por instituições de ensino teológico, regional e global de associações de escolas teológicas.

Ao mapear a educação teológica no mundo atual, a obra oferece "um recurso de classe mundial para todos que sentem a necessidade de continuar a formação ecumênica", disse o secretário geral do CMI, Olav Fykse Tveit.

Uma das presidentes do CMI, reverenda Ofelia Ortega, escreveu que o manual abre "novos caminhos na educação teológica". O teólogo Robert J. Schreiter, da União Teológica Católica, denominou-o, no prefácio, de "recurso vital" para a formação da liderança da igreja do futuro.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página