sábado, 25 de agosto de 2012

Ato ecumênico abre ciclo memorial do acidente do bonde em 27 de agosto


ALC

Rio de Janeiro - Um ato ecumênico realizado hoje na Paróquia Anglicana São Paulo Apóstolo marcou o início do ciclo memorial do acidente do bonde de Santa Teresa. O acidente ocorrido em 27 de agosto de 2011 - resultante do descaso do governo estadual -  ceifou seis vidas e deixou 53 feridos, fato nunca ocorrido nos 115 anos de prestação do serviço. Um acidente anterior, dois anos antes, teve uma vítima fatal.

A celebração teve a presença da diretoria e membros da Associação dos Moradores e Amigos de Santa Teresa (AMAST), de lideranças do bairro, de políticos, de religiosos e de diversos veículos de imprensa. A AMAST distribuiu folheto intitulado "Socorro! Estão querendo enterrar vivo noss bondinho centenário!!! - Carta aberta para Djanira, Drummond e Artur da Távola", invocando guerreiros culturais já falecidos para a luta pela preservação do bonde símbolo do bairro.


A liturgia foi presidida pelos reverendos Luiz Caetano Grecco Teixeira ost e Daniel Rangel Cabral Junior ost, párocos locais, e contou com o monge Prema Dasa que representou a comunidade Hare Krishna, do monge Antonio Rocha, da Comunidade Budista, do babalorixá Ivanir dos Santos, do Candomblé e presidente da Sociedade Inter-religiosa do Rio de Janeiro, e do pastor Antonio Carlos Ribeiro, da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana do Rio de Janeiro.

Cada liderança dirigiu uma palavra de ânimo e confiança às populações do bairro que estão sofrendo com descaso do governador Sérgio Cabral e do secretário estadual de transporte Júlio Lopes. Em seguida a comunidade cantou a música "Apesar de você", do compositor Chico Buarque de Holanda.


O rev. Luiz Caetano fez uma meditação bíblica a partir do Salmo 137, comparando esta situação com a vivida pelo povo de Israel no período do exílio babilônico. Disse que a presença dos religiosos reunidos nesse mutirão ecumênico era para assegurar as orações e o empenhos destas comunidades de fé.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página