São Paulo – Faleceu esta madrugada o teólogo biblista Milton Schwantes. Ele concentrou suas pesquisas e atuação docente na área de exegese e teologia bíblica, Antigo Testamento. Também se dedicou à arqueologia do Antigo Oriente e ao ugarítico. Era pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e docente dos cursos de graduação e pós-graduação em Teologia, Teológico Pastoral e Especialização em Bíblia na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).
Presta serviços à formação em várias faculdades brasileiras de Teologia, assessorou dezenas de entidades e grupos bíblicos de Leitura Popular da Bíblia, formou dezenas de novos biblistas brasileiros e latino-americanos, publicou centenas de artigos e dezenas de livros.
Dedicou sua pesquisa e produção teológica ao ecumenismo, à teologia da libertação e à Leitura Popular da Bíblia, que o tornaram um biblista, exegeta e teólogo reconhecido em todas as áreas, dentro e fora do Brasil. Por ocasião dos seus 60 anos, o professor Lothar Hoch, reitor da EST, referiu-se a ele como "pastor, professor, profeta e pregador", agradecendo pelos anos de dedicação à EST e admitindo que seria necessário "reparti-lo" com outros centros de formação, igrejas e contextos.
Nesta ocasião, o professor Lauri Wirth mencionou o título acadêmico Doutor Honoris Causa, concedido em 2002 pela Universidade de Marburg, Alemanha, quando foi chamado de "construtor de pontes" entre o Sul e o Norte. E o pastor Ervino Schmidt, em nome do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), sublinhou o trabalho incansável do homenageado na interpretação contextualizada de textos bíblicos. "Schwantes nos lembra que a Palavra de Deus tem dimensões políticas e olha para as dores do povo latinoamericano".
Há anos foi submetido a uma intervenção cirúrgica no cérebro, da qual saiu com perda parcial da visão e outras limitações físicas. Mas se recusou a deixar a pesquisa, a sala de aula e as assessorias, conquanto diminuísse o ritmo de trabalho. Internado há mais de 80 dias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), por causa de uma insuficiência renal, sofreu complicações que, segundo os médicos, foram comprometendo órgãos como rins, coração, pulmões e intestino, vindo a falecer esta madrugada.
Com suas incontáveis relações de amizade e fraternidade no Brasil, na América Latina e ao redor do mundo. O movimento de leitura popular da Bíblia e a pesquisa bíblica perdem um dos seus grandes nomes. A perda de Schwantes deixa discípulos, amigos e irmãos na fé tristes e consternados, que agradecem por seu testemunho e pela alegria de com ele ter convivido e aprendido, e intercedem pela esposa e familiares.
São inúmeras as pessoas que foram animadas, inspiradas e desafiadas por meio do seu trabalho. Teólogo culto e crítico, tinha vocação para a pesquisa bíblica, agudeza em suas análises, marcadas sempre por uma irreverência criativa e um por um intransigente compromisso com os “mais pequenos/as filhos/as do Pai”.
O velório acontecerá no Cemitério da Paz (Rua Dr. Luiz Magliano, 644 - Jd. Morumbi - São Paulo-SP) hoje, dia 1º de março, a partir das 16h, e a cerimônia religiosa está prevista para amanhã, dia 2, às 10 horas da manhã.
Um comentário:
Olá professor Antonio,
Realmente uma grande perda.
Postar um comentário