sábado, 20 de junho de 2015

"Laudato Si'" amplia o cuidado de igrejas e povos com nossa casa comum, diz o CMI

Genebra, Suíça  - O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) acolheu a encíclica ‘Laudato Si', do Papa Francisco, lançada em 18 de junho, que destaca o que as igrejas e organizações ecumênicas vêm fazendo há décadas sobre os cuidados com as questões de justiça da terra e do clima.

Papa Francisco, autor da Carta Encíclica 'Laudato Sí'

"Este é o momento de focar a nossa responsabilidade comum como seres humanos, e na forma como nós, como igrejas, devemos apoiar aqueles que estão prontos para fazer as mudanças necessárias", disse o Rev. Dr. Olav Fykse Tveit, secretário-geral do CMI.

"Esta encíclica demonstra como todas estas questões estão no centro da nossa fé cristã, e como nós cristãos, devemos tratá-las como igrejas junto a todas as pessoas que se importam com nosso futuro comum, como as questões de justiça e de paz", acrescentou.

Tveit também destacou o reconhecimento positivo para "outras Igrejas e comunidades cristãs que têm tido uma preocupação profunda e um reflexo precioso" (n.º 7), especialmente as referências ao Patriarca Bartolomeu.

O líder executivo do CMI ecoou a afirmação do Papa sobre a necessidade de diálogo entre política e economia (189-198), e a religião e a ciência (199-201), que constituem uma condição sine qua non para responder eficazmente à crise ecológica.

Referência à dívida ecológica (51-52) e à forte afirmação de que "o acesso à água potável é um direito humano essencial, fundamental e universal" (30), também destacados por Tveit.

Dr. Guillermo Kerber, executivo do programa do CMI para o Cuidado com a Criação e Justiça Climática, apoia a afirmação clara que a mudança climática é provocada  por seres humanos e tem um impacto mais forte sobre as comunidades mais pobres e vulneráveis.


"A encíclica é uma chamada importante agir com urgência como indivíduos, cidadãos e também em nível internacional, para responder eficazmente à crise climática", disse Kerber.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página