segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Lideranças de Igrejas Cristãs celebram os 90 anos de Jether Ramalho


Antonio Carlos Ribeiro

Rio de Janeiro – Clérigos e lideranças das Igrejas Cristãs e de entidades ecumênicas rendem homenagem ao professor Jether Pereira Ramalho no dia dos seus 90 anos. O encontro se deu no culto realizado na Igreja Cristã de Ipanema (ICI), zona sul da cidade, neste domingo, dia 2.

Além dos membros da ICI, onde Jether e Lucília são membros há décadas, a celebração reuniu ainda filhos, netos, bisnetos, membros da Igreja Congregacional de Bento Ribeiro, onde o pai de Jether foi pastor e onde seu irmão atuou como médico por muitos anos.



O pregador foi o Rev. Zwinglio da Mota Dias, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que baseou sua reflexão no Profeta Jeremias e na escritora Cecília Meirelles, destacando como Jether passou por etapas: “o líder de movimentos da juventude casou-se e constituiu família, o odontólogo cedeu ao professor, sociólogo e político, o militante anti-católico converteu-se em decidido líder ecumênico”.

Como Jeremias, acentuou Dias, “foi convocado por Javé a proclamar o direito e o dever de todos quanto à vida, assumiu o poder misterioso da Palavra, com a verdade na frente e a história na mão, nunca lamentou sua sorte, enfrentou o deserto e celebrou, carregado pelo vento selvagem e impetuoso que recria a vida”, agregou.

Insistiu que “as palavras do profeta não são ciência, profetas e poetas sabem que só seremos humanos juntos, não sozinhos... e que a verdade é a que está plantada na Verdade de todas as religiões”, disse ao saudar o companheiro de muitas décadas de trabalho conjunto, em prol de causas e compromissos a que não podiam faltar.

A celebração contou com a presença de personalidades como o sociólogo Carlos Alberto Gómez, que atuou no Centro de Estatística e Investigação Social (CERIS) da CNBB, Maria Helena Arrochelas, professor Lino e Padre José Oscar Beozzo, do Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (CAALL), do sociólogo e ex-frade dominicano Ivo Lesbaupin, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Reverendo Mozart Noronha, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, e da professora Maria Clara Bingemer, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página